quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dicas Rápidas - Platão e Aristóteles


Dicas rápidas

Platão e Aristóteles - algumas ideias:

Caros amigos e estudantes,


A filosofia Grega foi dividida, para fins didáticos, em escolas de pensamento, e seus principais pensadores em expoentes. Platão e Aristóteles são o fundamento para diversas ciências como o Direito, a Sociologia, a Política, e para as artes. 

Pintura "A Escola de Atenas", autoria de Rafael Sanzio. No centro apontando para cima Platão, representando sua teoria das ideias, ao seu lado com tunica azul Aristóteles apontando para o chão, a materialidade do mundo sensível, e segura um livro com título ÉTICA.


Platão, que na verdade tinha por nome Arístocles, recebeu este apelido em função dos omoplatas desenvolvidos pela ginástica, produziu diversos estudos acerca da ética, estética, metafísica e outras relevantes áreas. Fundador da Academia, Platão escreveu diversas obras que expressavam seus pensamentos, como Timeu, A república e o Banquete. Uma de suas principais teorias era a teoria das ideias que estabelecia uma diferença entre mundo sensível e mundo inteligível. Defende Platão que tudo aquilo que existe de forma material (uma cadeira por exemplo) foi inicialmente concebida no plano das ideias, e o que existe em nosso plano sensível, isto é o que podemos perceber com nossos sentidos, é uma cópia, um simulacro da ideia original. 
As ideias em si, no mundo inteligível (leia-se mundo das ideias) são perfeitas e puras, e seus simulacros imperfeitos e impuros, pois são cópias. Ficou com dúvida preste atenção: Imagine que você irá criar um produto inovador, algo necessário e que nunca foi produzido, a caneta..., calma é um exemplo, antes projeta-la no papel, escolher os materiais e construir um protótipo foi a ideia primordial sobre a caneta que possibilitou a sua materialização. Ideia aparentemente simples, agora imagine uma analogia com um valor, por exemplo a Justiça, complicou né, é assim mesmo. ;) 

Aristóteles, foi versado em quase todas as áreas de conhecimento de sua época, e é em alguns aspectos tão atual e necessário que não é raro grandes autores e professores os citarem com frequência, foi inclusive preceptor de Alexandre, O grande, fundou o Liceu, um centro de estudos, e era conhecido, juntamente com seus alunos como peripatético, por expor suas ideias ao ar livre, debaixo de árvores.
Seu pensamento compreendeu muitas áreas como a lógica, a ética, a física e a política, nesta última escreveu a obra "A Política" exprimindo suas teorias acerca da finalidade dos entes do Estado, era um dos defensores da tese Naturalista, que a sociedade é tal qual um organismo vivo, na lógica fundou as bases desta ciência ao criar o silogismo, ou seja a verificação de premissas do modo racional para descobrir qual era a verdadeira.
Quanto ao pensamento metafísico, Aristóteles diferenciou essência de acidente, a essência. A essência, como bem diz a palavra, é a característica fundamental que faz que algo seja o que é, representa sua identidade e motiva sua existência como tal, um exemplo básico é o relógio, independente da forma como ele for apresentado materialmente será sempre um relógio, seja ele de pulso, de parede, digital, analógico, enfim, estas peculiaridades são chamadas de acidentes. Para ficar mais claro pense o que caracteriza uma pessoa, de forma mais simples o possível, na ideia em essência de uma pessoa, mesmo que todos sejamos pessoas, existem diferenças entre nós, a cor da pele, altura, enfim, são acidentes.

Bom amigos, como diz o título deste post este texto é uma DICA rápida. Para maiores esclarecimentos: chiba86@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário