domingo, 26 de junho de 2011

Filosofia e Educação

              A relação entre a filosofia e educação é pontual, pois são inter-dependentes, uma necessita da outra para coexistirem, seja para uma auto-educação e para o dialogo/construção de saberes. Devemos remontar ao berço da filosofia: Grécia.
               Os antigos gregos utilizam os mitos para formar o homem, seja através de uma cosmologia baseada na teogonia e na cosmogonia, seja para demonstrar os valores necessários através dos mitos de heróis, nos quais a bravura e os grandes feitos norteavam as ações dos homens nas ações dos semi-deuses. Os sofistas, não considerados filósofos por muitos por não praticarem a busca pela sabedoria como um amante/amigo, mas como um mercador de conhecimentos da retórica/oratória, ensinavam a seus discípulos técnicas de argumentação que propiciassem a vitória nos debates, instrumentos da oratória muitas vezes escusos por não esclarecer, mas ludibriar com o engodo das palavras.
          Sócrates, o pai da filosofia, foi um crítico feroz dos sofistas, em diversos trechos do livro a República, de Platão, Sócrates discute ,utilizando sua famosa ironia, com Transímaco sobre temas como a Justiça, e o crítica pela prática de cobrar por ensinamentos, e não buscar a verdade, mas tão somente o lucro e a vitória sobre seu adversário. A maiêutica, a arte de parir, representava o nascimentos das idéias, do conhecimento refletido, dialogado. Não seria este o papel da Educação, a maiêutica.

Continua em próximo post.
Bons estudos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sapere Aude!

       
     A frase Sapere Aude é muito conhecida por ter sido utilizada pelo Filósofo prussiano Immanuel Kant (1724), contudo a primeira utilização dos termos foi com Horácio (65 a. C.) em seu escrito "Epistularum líber primus", ambos utilizaram o mesmo termo, se Kant conheceu as obras do poeta e filósofo venúsiano não sabemos, mas o sentido, embora afastado cronologicamente é o mesmo: Ousar saber e saber para ousar.


Designa que devemos, acima de tudo, refletir sobre o alimento intelectual que deglutimos (ou não), sabendo que cada palavra, símbolo ou prática tem um significado particular e uma utilidade prática, palavras em livros ou escutadas não tem sentido algum, ler, compreender e praticar é dar vida ao conhecimento, para talvez, transforma-la em sabedoria. Portanto:


SAPERE AUDE!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dúvidas ???



Dúvidas sobre a matéria?
 Pode perguntar a vontade :)
chiba86@gmail.com


Mito I

PARTE I



Mito é tema recorrente em provas de vestibulares, não é de grande complexidade mas pode render bons pontos para a aprovação.

Entonces deixemos de papo e vamos ao assunto.

O mito é uma narrativa fabulosa sobre a origem de algo.

        É uma narrativa pois conta uma estória, um feito, uma situação, é fabulosa porque apresenta em seu enredo deuses, heróis, criaturas míticas e feitos fantásticos, e explica a origem de alguma coisa, seja a criação do mundo (cosmogonia) ou dos sentimentos e objetos.
Tomemos como exemplo o filme abaixo. Clash of titans / Furia de Titãs, é um remake da década de 80, que tem como tema o mito de Perseu, o herói do filme, ou como se dizia na minha velha época: o mocinho, e as inúmeras intrigas entre deuses.

    Neste filme podemos observar algumas características dos mitos:

Antropomorfismo: peculiaridades humanas nos deuses: sentimentos de ódio, amor, volúpia.
Presença de deuses, heróis e criaturas míticas: Vemos o panteão¹ grego reunido logo no inicio do filme.
Politeísmo: Várias divindades.




ETIMOLOGIA:

"A palavra  mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo  mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a
narrativa(...)"   (CHAUÍ, Marilena).


1. Panteão: conjunto de deuses de uma determinada religião.

Este post está dividido em três partes.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Introdução a filosofia.

Mas afinal, o que é filosofia?


    
      A filosofia, tal como a conhecemos, surgiu na Grécia Antiga com os Pré-Socráticos, o primeiro filósofo foi Tales de Mileto (de acordo com Aristóteles). Quem criou a palavra philosophia foi Pitágoras de Samos ao afirmar que: "A sabedoria plena pertence aos Deuses, os mortais podem apenas ama-lá ou deseja-lá se tornando Filósofos"

Tales de Mileto

A Etimologia da palavra Philosophia:

PHILOS (palavra derivada de philia) = Amor ou amizade.
SOPHIA (palavra derivada de Sophos - sábio) = Sabedoria.

Pitágoras de Samos
De acordo com Marilena Chauí: "Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita."(página 25)

A Filosofia, antes de ser uma área do conhecimento ou uma disciplina nas escolas e universidades, propõe uma mudança de atitude no comportamento humano, esta transformação se dará internamente, quando o ser inicia a reflexão sobre o existir. Em outras palavras quando questionamos, fundamentamos e refletimos sobre nossa realidade.


No mais, estudem bastante e boa semana.

Como diz o caboco paroara: Inté!


Bilbliografia:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Ática, 2000.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. 3




terça-feira, 29 de março de 2011

Blog sobre Filosofia

   Este blog tem duas funções:


1 - Servir de apoio ao aprofundamento de pesquisas dos estudantes dos quais sou professor.
2 - Auxiliar todos aqueles que gostam ou buscam saber mais sobre filosofia.


Neste espaço será possível efetuar downloads de arquivos e ler textos sobre diversos assuntos relacionados ao tema deste blog.


Estou postando um ótimo vídeo do Profº Paulo Ghiraldelli sobre o que é filosofia.







No mais, espero que este blog possa cumprir sua função.


Bons Estudos!