quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sapere Aude!

       
     A frase Sapere Aude é muito conhecida por ter sido utilizada pelo Filósofo prussiano Immanuel Kant (1724), contudo a primeira utilização dos termos foi com Horácio (65 a. C.) em seu escrito "Epistularum líber primus", ambos utilizaram o mesmo termo, se Kant conheceu as obras do poeta e filósofo venúsiano não sabemos, mas o sentido, embora afastado cronologicamente é o mesmo: Ousar saber e saber para ousar.


Designa que devemos, acima de tudo, refletir sobre o alimento intelectual que deglutimos (ou não), sabendo que cada palavra, símbolo ou prática tem um significado particular e uma utilidade prática, palavras em livros ou escutadas não tem sentido algum, ler, compreender e praticar é dar vida ao conhecimento, para talvez, transforma-la em sabedoria. Portanto:


SAPERE AUDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário